Espiritualidade e Carisma

 
 
Espiritualidade - É uma experiência que vem da nossa união com Deus e tem força transformadora sobre nossa maneira de ser, viver e nos relacionar. Sem espiritualidade é impossível sustentar a Consagração.

Para São Francisco de Assis o despojamento do Filho de Deus feito homem na Encarnação, o doar-se em alimento nas espécies de pão e vinho na Eucaristia e dar a vida para a redenção de todos na Cruz eram as fontes onde ele encontrava as forças necessárias para não vacilar no seguimento de Jesus Cristo, que esvaziou-se de si mesmo para cumprir a vontade do Pai

Na compreensão de Francisco, a Trindade é criadora e faz parte do plano constante de salvar a vida e a história. A Trindade aperfeiçoa e diviniza o humano. A habitação da Trindade no coração humano constitui verdadeiramente para Francisco o fim de toda oração, de toda a missão e de toda a penitência.

A Espiritualidade da Irmã Franciscana da Santíssima Trindade é essencialmente francisclariana trinitária, onde Deus é a imanência plena. Ela vai se constituindo com o exercício e o hábito da interioridade e acontece quando acolhemos o Espírito Santo e agimos na liberdade de espírito (Cf. ICor. 2,11).

A Espiritualidade Francisclariana Trinitária tem origem na experiência que Jesus Cristo teve com o Pai na comunhão com o Espírito Santo.

Ele viveu e nos transmitiu a experiência de que Deus é Pai-Mãe, misericórdia, gratuidade e muita ternura, não só para com o ser humano, mas com toda a criação.

É também esta experiência de Deus que São Francisco, Santa Clara de Assis e Madre Aloísia nos transmitiram.