Galeria de Fotos

02/08/2010 - Missão Aldeias Malanje
 
Projeto “Educar brincando nas Aldeias”
(Irmã Rosete Aparecida Zucco, fst.)

Deus age em nossas vidas, basta estarmos atentos ao que Ele nos oferece. Foi depois de algumas partilhas de vida, de sonhos e desejos de fazer algo mais pelas crianças angolanas, que Frei Ivair Bueno de Carvalho, Frei Benedito Lemes Sobrinho e eu, Irmã Rosete Aparecida Zucco, Franciscana da Santíssima Trindade elaboramos e coordenamos o projeto “Educar brincando nas Aldeias”.
Entre os dias 4 a 31 de Julho de 2010 estivemos desenvolvendo este projeto nas aldeias de Malanje, Missão Katepa, com uma equipe de missionários e missionárias. Cada semana íamos em um centro de aldeias, retornando no fim de semana para avaliação do trabalho desenvolvido e preparação para o seguinte. A equipe era composta de seis a sete missionários, onde tivemos irmãs Franciscanas de São José e Franciscana da Santíssima Trindade; frades de Luanda, Malanje e Kibala e um aspirante do Seminário Monte Alverne.
O projeto teve e tem, pois continuaremos em Dezembro próximo e não só, o objetivo de “Despertar a dimensão criativa do ser humano, tendo em vista uma vida com melhores condições para si e para comunidade”. Não havendo condições de atingir todas as aldeias devido ao curto tempo disponível, neste primeiro momento, optamos por atingir as mais distantes e que recebem pouca assistência.
Este trabalho veio ser algo novo diante de todos os outros já desenvolvidos nas aldeias, pois buscamos dar ênfase a dimensão lúdica educativa junto às crianças. Trabalhamos com oficinas de atividades esportivas, de leitura e alfabetização, de artes diversas e pintura, de orientações sobre o cuidado com o corpo, a saúde e higiene, e a oficina de teatro e cinema. Tudo vivido intensamente pela equipe e mais ainda pelas crianças, jovens e adultos das aldeias.
Somos gratos a Deus Uno e Trino por esta oportunidade, e agradecemos todas as pessoas que nos ajudaram tornar possível este momento de graça, de realização de sonhos, de trabalho missionário junto às crianças angolanas.
Paz e Bem!
 

  Página 1 de 1