Galeria de Fotos

05/03/2011 - Experiência de Fé
 
Neste mês de fevereiro especificamente dia 15 deu-se início aqui no Colégio Santa Catarina com a Celebração Eucarística a abertura do curso de Ciências Religiosas, curso de formação teológica oferecido pelos Irmãos Maristas para os seus e outros formandos, bem como leigos e religiosos. O curso acontece semanalmente e tem duração de 2 anos.
Refletindo a importância da formação, no sentido de buscar os fundamentos da nossa fé, vejo que num mundo tão plural como o nosso e influenciado pelo secularismo exacerbado todos nós somos chamados a buscar as razões da nossa fé, através da experiência do discipulado.
Comecei a fazer o curso em 2010, agora já no 2º ano sigo com o desejo de conhecer cada vez mais a pessoa de Jesus Cristo, pois como nos diz São João: ”ninguém ama a quem não conhece” e para amar é preciso querer e buscar intimidade com Ele.
Uma boa definição de fé é a que São Pedro dá em uma de suas cartas: “Reconhecer de coração o Cristo como Senhor, estando sempre pronta a dar razão de sua esperança àquele que pede” (1Pe.3,15). Não de forma sistemática e intelectualizada, mas de vivência, traçando a caminhada de discípulo e discípula de Jesus Cristo, como ressalta bem o Documento de Aparecida (277). “O processo de formação do seguidor de Jesus Cristo lança raízes na natureza dinâmica da pessoa, e no convite pessoal de Jesus Cristo, que chama os seus pelo nome e estes o seguem porque lhe conhecem a voz”. Cinco passos são fundamentais: O encontro com Jesus, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão.
Todos nós ao longo da vida estamos construindo e desconstruindo nossos próprios conceitos e “pré-conceitos”. O que se tinha como verdadeiro, já não é bem assim, a forma com que aprendemos as coisas ganham nova roupagem e esclarecimentos que dão consistência a nossa fé nos conduzindo a um amadurecimento que alarga nossa visão para cultivar ainda mais a serenidade da fé, numa espiritualidade encarnada de um Deus-Amor que se revela na história e se comunica a nós, enviando seu Filho Amado feito homem para nos salvar.
Assim, com as palavras de Sto. Anselmo finalizo dizendo: A fé pede inteligência”, ou seja, é preciso olhar por trás, ler por dentro, considerar o contexto, confiar e acreditar naquele que é a máxima expressão do Amor de Deus por nós, Jesus, o Filho Amado do Pai.
 

  Página 1 de 1