Galeria de Fotos

26/09/2011 - Assembleia FFB SC
 
Aconteceu nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011, em Lages, SC.

Representando as Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade, Ir Irene Novak de Florianópolis participou e trouxe as notícias:

O encontro foi assessorado pela Irmã Terezinha A. Sotopietra, CF. Houve momentos de oração, reflexão e eleição.
A irmã Terezinha Sotopietra trouxe o Tema: CONTEMPLAÇÃO. A forma de Clara é seguir Jesus Cristo. Contemplação em Clara é ver no espelho Cristo. “Olhe dentro deste espelho todos os dias... e contemple nele, sem cessar, o seu rosto...”. Francisco era o homem-oração. Olhava a água e via a fonte da vida. Olhava a pedra e via a Igreja, a pedra angular. Olhava o pobre e via o Crucificado. Para Clara Deus é o pai das misericórdias e não o todo poderoso.
Atrás desse rosto há uma historia que não se conhece. Logo, acabamos prejulgando. A visão contemplativa é olhar as pessoas através de Deus. Deus tudo sabe, tudo conhece. A forma de vida de Clara é a vivência do Evangelho. Não é a vida de clausura. É a vida de pobreza na forma de Cristo.
Contemplar é aprender o jeito, através da observação, do olhar. É aprender a ter o espírito de Cristo. Jesus se fez caminho e espelho. A contemplação ativa em nós o desejo de segui-lo, o desejo de fazer igual. Francisco dizia: é isto que eu quero, é isto que eu desejo do fundo do meu coração. A alegria tem que ser a da escolha e não a tristeza daquilo que se deixou. Quando se escolhe, se escolhe a proposta como um todo, o projeto integral. Necessidade de renovação diária, renovação do amor. Torná-lo irresistível sempre.
Passos para a contemplação: olhe, considere, contemple e transforme.

Olhar: é o primeiro passo. Clara convida para olhar para fora, para o povo, para Jesus. Olhar para o próximo. Olhar com todo o ser, com todos os sentidos, envolver-se, experimentar.

Considerar: contemplar também com a mente. Compreender as motivações da humildade de Jesus. Serviço. Embaixo da mesa primeiro (lava pés). Contemplar a caridade. A aliança passa pelo coração. Amar de todo o coração. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei .

Transformar-se: vida nova. Olhar-se no espelho todos os dias. Não perder de vista o ponto de partida. A paz que se deseja pela boca ao irmão deve primeiro estar no coração, através do testemunho. Sermos instrumentos de paz.

A Equipe que trabalhou nos últimos anos apresentou as Diretrizes da FFB Nacional – Objetivos: Vivenciar e anunciar o Evangelho à maneira de Francisco e Clara de Assis; Refletir sobre a vida Franciscana e Clariana e seu carisma; Comunicar e criar comunhão nos diversos ramos da FFB no Regional (FFB, OFS, JUFRA e Simpatizantes). Competências da FFB Regional: Dar encaminhamento às atividades planejadas e assumidas na Assembleia; Assessorar os sub-regionais quando necessário; Apresentar à FFB Nacional e aos Subregionais o relatório anual das atividades; Coordenar a Assembleia Regional.

Contribuição anual por membro da FFB = 2% do salário mínimo vigente pago até Maio de cada ano. OFS e JUFRA contribuem de acordo com a disponibilidade.

Organização Atual do Regional de Santa Catarina: Coordenações subregionais das Dioceses Chapecó, Caçador, Joaçaba, Tubarão, Criciuma, Lages, Rio do Sul não estão organizadas, embora realizem ações concretas e eventuais de articulação entre os membros da FFB.

Junto com a comunidade local e as Irmãs Clarissas no Mosteiro da Família de Nazaré tivemos a Celebração Eucarística, com breve visita ao Mosteiro e contato com as Irmãs Clarissas que lá se encontram em clausura.

Eleição da Nova Coordenação: Eleitas por aclamação o novo Conselho Regional formado por:

Irmã Zulmira de Lourdes Estivalete da Silva, da Congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial (Lages) (Coordenadora)

Irmã Mara Maria Garcia da Silva, da Congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial (Lages) (Vice-coordenadora)

Irmã Nadir Terezinha Mees, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São Jose (Barreiros – São Jose) (Secretaria)

Frei José Luiz Prim, da OFM (Blumenau) (Assistente Espiritual)

Um representante da OFS a ser definido (Tesoureiro)

O Conselho que deixa seus cargos transferiu os mesmos ao Novo Conselho através da entrega de velas acesas para cada uma das eleitas e seus representantes.

Feito agradecimento aos membros do Conselho que deixou seus cargos pelos préstimos dedicados a FFB Santa Catarina.

Os integrantes do novo Conselho fizeram uso da palavra, agradecendo a confiança depositada e rogando orações para pleno êxito da nova gestão.

Programação do Ano de 2012: Encerramento do Ano Clariano: 26 de Agosto de 2012 – Domingo – Atalanta - Assessora Irmã Delir Brunelli
 

  Página 1 de 1