Galeria de Fotos

22/05/2013 - Divina Festa do Divino 2013
 
A festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, e foi estabelecida pela Rainha Izabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta do século XIV.
O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular transmitida pelos açorianos que chegaram em Florianópolis no século XVIII.
A tradição da festa do Divino, iniciada no século XVIII, e desde então realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, foi retomada anualmente a partir de 1994, na Praça Getúlio Vargas, local em que sempre foi feita. Inicialmente, o interesse da IDES era o de reintroduzi-la, com suas barraquinhas e folguedos, nos costumes da comunidade central de Florianópolis, e a propagação do culto ao Divino Espírito Santo.
Dada a sua evolução e repercussão, atualmente, a IDES/PROMENOR tem na Divina Festa do Divino, um pilar de sustentação financeira, para a manutenção dos programas de atendimento oferecido a 1100 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.
Outro objetivo da IDES/PROMENOR é divulgar e propagar a devoção ao Espírito Santo, mantendo viva essa tradição através da promoção de ações solidárias e de vivência religiosa.
Todo ano a Irmandade do Divino Espírito Santo escolhe, convida um casal ou uma entidade para ser festeiro da festa. Este ano de 2013 o Colégio Santa Catarina, situado no centro de Florianópolis, fundado pelas Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade que chegaram ao Brasil em 1929 foi o Festeiro da Festa do Divino 2013 da IDES/PROMENOR.

"A IDES/ PROMENOR saúda o COLÉGIO FESTEIRO na pessoa de sua atuante diretora Ir. Irene Novak, sua equipe diretiva, professores, alunos e suas famílias que compõem a comunidade educativa pela parceria e comunhão para com seus projetos sociais."
 

  Página 1 de 1